Estudo Candeia – Fale e não se cale

Categories: Candeia

Estudo dirigido para candeia

Fale e não se cale Jo 4.34-38

Encontro – quebra gelo: Quando adolescente com quem seus pais o proibia de conversar?
Exaltação:
Cântico – 1 e 2

Edificação

Verdade

      Neste texto Jesus demonstrou o amor de Deus, rompendo as barreiras do preconceito. Oferecendo a uma mulher desprezada pela sociedade, a oportunidade de um novo começo de vida. Isso deve animar a todos que se sentem rejeitados, condenados, evitados e aviltados. Não importa o que você tenha feito o amor oferecido por Jesus é incondicional, e nada pode se colocar entre nós e a salvação do semelhante ou do diferente. Jesus ao renunciar à comida oferecida pelos seus discípulos, Ele declara: “A minha comida é fazer a vontade do Pai”. Assim Ele mostra a eles algo que satisfaria os níveis mais profundos da alma humana. Deixando claro que a fome espiritual é mais urgente do que a fome física. Então o tempo e o grau de intimidade que você tem com Deus, são medidos pela urgência de revelar o plano de Deus a outros; o lugar não importa: que seja à beira de um poço, ao redor de uma mesa, na sala de sua casa ou num parque de diversão, a vontade do Pai é que você estenda ao outro a oportunidade da salvação. Portanto, a única forma de alcançar e oferecer satisfação completa é fazer a vontade do Pai. Embora as pessoas ao nosso redor tentem alimentar a alma com a aprovação humana, bens materiais, e ambições egoístas, as necessidades humanas só serão satisfeitas quando nos submetermos a Cristo. Por isso, fale e não se cale.

Capacitação

1)- O que tem a ver plantar e colher com alegria e vida eterna?

2)- Em que Jesus discorda dos seus discípulos no v.35?

3)- O que Jesus diz que é a sua comida?

Prestação de contas

1)- “Fazer a vontade do Pai”. Quais mudanças isso traria para sua vida hoje?

2)- O que você sente ao saber que Jesus preferiu ficar com você a almoçar fora com seus discípulos?

3)- O que as necessidades das pessoas geram em você ações urgentes ou descanso? Por que!

Evangelização – Missão

1)- Como você pode fazer a vontade do Pai nos ambientes do seu convívio? 2)- Quando você deve demonstrar amor ao seu semelhante e aos diferentes? 3)- Como você expressa sua experiência cristã e sua intimidade com Deus ?

Oração

1)- Pedidos pessoais e familiares.
2)- Pedidos ministeriais e agradecimentos.

Obs: Leia Jo 4.1-41 p/ melhor compreensão e explanação do texto. Se for preciso adeque as perguntas à realidade da sua candeia.

 

Versão para Impressão