Tempo de escassez
[toggle = type=’white’ title=’1 Reis 17:1-17′]
1 Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.
2 Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias:
3 “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.
4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”.
5 E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.
6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.
7 Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.
8 Então a palavra do Senhor veio a Elias:
9 “Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”.
10 E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: “Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? ”
11 Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: “Por favor, traga também um pedaço de pão”.
12 “Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus”, ela respondeu, “não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. ”
13 Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.
14 Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ “.
15 Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.
16 Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias.
17 Algum tempo depois o filho da mulher, dona da casa, ficou doente, foi piorando e finalmente parou de respirar.
[/toggle]
Encontro – Quebra Gelo:
O que você mais gosta de comer como lanche?
Exaltação:
1 Cântico_______________________________________________________
2 Cântico_______________________________________________________
Edificação
Verdade.
Em Jerusalém havia uma lei que exigia cuidado aos profetas. É engraçado ver Deus designar corvos e uma viúva para realizar o que era atribuição da nação. O Senhor providenciou ajuda a Elias, num tempo de escassez, vindo de onde menos se esperava. Quando aprendemos a ouvir a voz de Deus em meio à crise, Ele atende as necessidades de forma que extrapola nossos conceitos ou perspectivas. Por mais que sejam amargas as experiências vividas, ou o desespero que a situação possa gerar, é fundamental buscar o cuidado e a misericórdia de Deus. Quando usamos os recursos que Deus nos dá, as suas providências podem surgir de lugares e pessoas que nem imaginamos!
A viúva de Sarepta, ao ver Elias, considerou em seu coração: “essa será minha última refeição”. Mas a sua reação de fé e obediência gerou um grande milagre. Mesmo sem entender com clareza a mensagem do profeta, ela entregou tudo que tinha para o alimentar. A fé é o elo que transforma a promessa em milagre. Os milagres não podem ser produzidos pelo esforço humano. Mas todo milagre, a despeito do seu tamanho, tem início num ato de obediência. Todos os sonhos e esforços ficarão pelo caminho, enquanto não for dado o primeiro passo de fé.
Ao receber um milagre de Deus, não temos todas as nossas dificuldades e demandas resolvidas. O tempo de escassez sem dúvida é terrível, no entanto, o grande desafio ainda está por vir. Porque o milagre não é, e não pode ser o nosso ponto de descanso, mas somente o Senhor. Ele é quem propicia as vitórias no tempo da escassez.
Capacitação.
- Como Elias reagiu diante do tempo de escassez?
- Inicialmente o que as palavras de Elias produziram no coração da viúva?
- Por que a Elias pediu à viúva para servi-lo primeiro?
Prestação de contas.
- Você consegue identificar a escassez em alguma área da sua vida?
- Em quem você busca orientação ou ajuda no tempo da escassez?
- Com quem você se identifica nesse texto, com Elias ou com a viúva? Por quê?
Missão e evangelismo.
- O que você faz quando vê alguém ao seu lado, vivendo um tempo de escassez?
- O que o impede de compartilhar o azeite e a farinha com aqueles que estão aos seu redor?
Oração.
- Peça a Deus coragem e maneiras para lidar com a escassez da sua e da vida de outros.
- Há alguém do seu círculo de amizade que você de orar por ele agora?