Estudo Candeia – Tempo de Escassez

Categories: Candeia,Notícias

Tempo de escassez

1 Reis 17:1-17

1 Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.

2 Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias:

3 “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.

4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”.

5 E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.

6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.

7 Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.

8 Então a palavra do Senhor veio a Elias:

9 “Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”.

10 E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: “Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? “

11 Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: “Por favor, traga também um pedaço de pão”.

12 “Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus”, ela respondeu, “não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. “

13 Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.

14 Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ “.

15 Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.

16 Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias.

17 Algum tempo depois o filho da mulher, dona da casa, ficou doente, foi piorando e finalmente parou de respirar.

 

Encontro – Quebra Gelo:

O que você mais gosta de comer como lanche?

 

Exaltação:

1 Cântico_______________________________________________________

2 Cântico_______________________________________________________

 

 

Edificação

 

Verdade.

 

Em Jerusalém havia uma lei que exigia cuidado aos profetas. É engraçado ver Deus designar corvos e uma viúva para realizar o que era atribuição da nação. O Senhor providenciou ajuda a Elias, num tempo de escassez, vindo de onde menos se esperava. Quando aprendemos a ouvir a voz de Deus em meio à crise, Ele atende as necessidades de forma que extrapola nossos conceitos ou perspectivas. Por mais que sejam amargas as experiências vividas, ou o desespero que a situação possa gerar, é fundamental buscar o cuidado e a misericórdia de Deus. Quando usamos os recursos que Deus nos dá, as suas providências podem surgir de lugares e pessoas que nem imaginamos!

A viúva de Sarepta, ao ver Elias, considerou em seu coração: “essa será minha última refeição”. Mas a sua reação de fé e obediência gerou um grande milagre. Mesmo sem entender com clareza a mensagem do profeta, ela entregou tudo que tinha para o alimentar. A fé é o elo que transforma a promessa em milagre. Os milagres não podem ser produzidos pelo esforço humano. Mas todo milagre, a despeito do seu tamanho, tem início num ato de obediência. Todos os sonhos e esforços ficarão pelo caminho, enquanto não for dado o primeiro passo de fé.

Ao receber um milagre de Deus, não temos todas as nossas dificuldades e demandas resolvidas. O tempo de escassez sem dúvida é terrível, no entanto, o grande desafio ainda está por vir. Porque o milagre não é, e não pode ser o nosso ponto de descanso, mas somente o Senhor. Ele é quem propicia as vitórias no tempo da escassez.

 

Capacitação.

 

  1. Como Elias reagiu diante do tempo de escassez?
  2. Inicialmente o que as palavras de Elias produziram no coração da viúva?
  3. Por que a Elias pediu à viúva para servi-lo primeiro?

 

Prestação de contas.

  1. Você consegue identificar a escassez em alguma área da sua vida?
  2. Em quem você busca orientação ou ajuda no tempo da escassez?
  3. Com quem você se identifica nesse texto, com Elias ou com a viúva? Por quê?

 

Missão e evangelismo.

  1. O que você faz quando vê alguém ao seu lado, vivendo um tempo de escassez?
  2. O que o impede de compartilhar o azeite e a farinha com aqueles que estão aos seu redor?

 

Oração.

  1. Peça a Deus coragem e maneiras para lidar com a escassez da sua e da vida de outros.
  2. Há alguém do seu círculo de amizade que você de orar por ele agora?

Versão para Impressão