Estudo Candeia – Quem é esse?

Categories: Candeia,Notícias

Lucas 8.22-25

22 Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram.

23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.

24 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer! ” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo.

25 “Onde está a sua fé? “, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem? “
[/toogle]
Encontro – Quebra Gelo:

Já aconteceu com você ou já presenciou algo que lhe causou gratidão, mas teve dificuldade de contar, por achar que as pessoas não iriam acreditar?

 

Exaltação:

1 Cântico_______________________________________________________

2 Cântico_______________________________________________________

 

 

Edificação

 

Verdade.

 

É no meio das tempestades, e das crises circunstanciais que que os seguidores de Jesus demonstram a diferença que a presença de Jesus gera nos seus corações. Tais circunstâncias medem o grau de consistência da maturidade ou da fragilidade da fé que o seguidor possui no coração.

Por mais que seja recomendável, o otimismo e a experiência não evitam a tempestade. A presença de Jesus também não a evita. Então, como lidar com a tempestade sem naufragar?

Ter a certeza da presença de Jesus no barco, não evitou que os seus corações fossem atingidos pela tempestade do preconceito, e movidos da zona de conforto, eles estavam sendo confrontados, levados para a terra dos Gadarenos; a exemplo de José, Abraão….

Como acordar Jesus de seu sono soberano? Parecia que ele não estava interessado, que se esqueceu de sua função de protetor, de salvador…Mas esse sono soberano quer nos ensinar que a fé traduzida em clamor vai além do resultado visível, além da situação confortável…

Reconhecê-lo quando manifestar o seu poder. Ao acordar, repreendeu o vento e o mar, e a tempestade bateu em retirada, dando lugar à bonança, e para o assombro dos seus seguidores que diziam: Quem é esse? Ele é o Deus soberano…

O que vai direcionar sua vida? O que vai conduzir sua história? Saia da sua zona de conforto, ore até atingir a profundidade do clamor, alegre-se com algo que vai além do resultado visível. Quem é esse que até os ventos e o mar lhe obedecem?

 

 

Capacitação.

  1. Que horas eles saíram para passar para o outro lado?
  2. Onde eles estavam indo exatamente?
  3. Nesse evento, o que causou a admiração aos seus discípulos?

 

Prestação de contas.

  1. O que mais gera tempestades em sua vida?
  2. Como você tem lidado com as tempestades na sua vida?
  3. Como Jesus está no seu barco?

 

Missão e evangelismo.

1.Quem você gostaria de ajudar a lidar com as tempestades?

2.O que você pode fazer para encorajar essa pessoa vencer a tempestade que a atormenta?

 

Oração.

  1. Peça a Deus coragem para repreender a tempestade da sua e da vida de outros.
  2. Há alguém do seu círculo de vivência que está precisando da intervenção de Jesus?

Versão para impressão