Estudo Candeia – Primícias

Categories: Candeia,Notícias

Primícias

Romanos 12:1-2

1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Encontro – Quebra Gelo:

Quando você deu a alguém, alguma coisa que te custou muito caro, mas te trouxe muita alegria e satisfação?

Exaltação: 

 

  1. Cântico 1 ______________________________________________________________
  2. Cântico 2 ______________________________________________________________

Edificação:

 

Verdade

Primícias referem-se aos primeiros frutos, primeiras produções, primeiros sentimentos. São sentimentos que geram ações esperadas por Deus como resposta do homem nascido de novo; ele sente que deve respostas ao que Deus lhe ofereceu como primeiro sacrifício (Jesus). Essa ação divina, reflete na vida do homem, quando ele age ou reage de forma amorosa, e isso se dá através do corpo. Portanto, o corpo é um meio de expressão. E é natural que ele se expresse, pelo menos em três direções:

Primeiro nos relacionamentos – quando os relacionamentos são baseados no Senhor, ou seja, há uma compreensão de que tudo tem início e fim no Senhor, assim toda escolha que coloca em risco a relação com Deus, deve ser abandonada.

Segundo na espiritualidade – Se alguém vai ao culto por causa do Pastor, do louvor, do conforto, cuidado!… Nada deve desviar o seu foco do culto a Deus. Ele é a primícia do culto.

Terceiro no recurso financeiro – o dizimo é bíblico! O encontramos tanto no velho testamento (Ml 3.8-10), como no novo testamento (Mt 23.23; Hb 7.2). Deus exige nossas primícias porque Ele nos assistiu com as suas primícias (Jesus). O homem secularizado se adéqua às circunstâncias à medida que vê seus interesses ameaçados, no entanto o Cristão reavalia suas práticas e as alinha com a vontade de Deus para entregar o que lhe pertence.

Observação importante: devemos entregar, e não dar o dízimo. Lembre-se, antes de dar sua oferta, cada Cristão oferece a si mesmo, como sacrifício vivo Deus.

Capacitação

1)- O que é preciso acontecer para que se experimente a boa, agradável e perfeita vontade de Deus?

2)- Que tipo de paralelo existe entre oferecer o corpo e oferecer suas primícias a Deus?

3)- O que Paulo quis dizer ao escrever: “não vos amoldeis ao padrão deste mundo”?

 

Prestação de Contas

1)- Como você se sente ao saber que Deus espera ter as primícias dos seus relacionamentos?

2)- Você está disposto a remover obstáculos que tem te impedido de oferecer as primícias da sua vida espiritual a Deus?

3)- A priori, de onde você pensa que vem todo o sustento da sua vida?

 

Evangelização – Missão

1)- Se você ora pedindo a Deus salvação para as pessoas, Ele simplesmente faz, ou criará circunstancias para você evangelizá-las?

2)- Se você está interessado em que as pessoas ofereçam as primícias da suas vidas ao Senhor, quem você acha que Ele irá incomodar primeiro a fazer isso?

 

Oração

1)- Ore sabendo que você pode ser a resposta à sua própria oração?

2)- Coloque as diante de Deus em oração os seus pedidos pessoais e familiares.

 
Versão para impressão