Estudo Candeia – No Senhor há esperança!

Categories: Candeia,Notícias

O desafio de lidar com conflitos entre pessoas

2 Coríntios 4:16-18

14 porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

15 Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

 

Edificação:

As realidades que nos cercam, geram desespero e impotência! Sentimos-nos impotentes diante das pessoas que passam fome, que são dominadas pelas drogas, pelo sexo, pelas bebidas etc… Como lidar com tal realidade? Para onde olhar e ver esperança?

O apóstolo Paulo nos ensina que os problemas não devem inibir a nossa fé em Cristo e nem roubar a força do evangelho que há em nós.

Antes, é preciso entender que existe um objetivo nos sofrimentos impostos pelas circunstâncias, a nós. E que as limitações humanas e os desafios, trazem alguns benefícios:

Eles nos lembram os sofrimentos de Cristo por nós; eles não permitem que cultivemos o orgulho no nosso coração; eles ampliam a nossa visão para uma vida que vai além do hoje e do agora; eles provam a nossa conduta, com intuito de fortalecer a nossa fé; e eles abrem os nossos olhos para ver, no cotidiano, a ação poderosa de Deus.

Portanto não se deixem dominar pela murmuração, vejam as lutas como desafios ou como oportunidades para estreitar a intimidade com Deus. Nesse contexto, a igreja e os crentes devem olhar para o Senhor e suas promessas, e andarem de cabeça erguida apesar da crise. Pois no Senhor há esperança!

 

Capacitação 

1)- Por que Paulo está falando para crente, sobre enfrentar sofrimento?

2)- Quando Paulo fala para “atentarmos para as coisas que não se veem” a que ele está se referindo?

3)- Que verdades manteve Paulo esperançoso, apesar das suas dificuldades?

 

Prestação de Contas

1)- Com base no texto, o que você faz quando passa por sofrimento?

2)- Como você percebe a ação de Jesus na sua vida no momento de crise?

3)- De onde vem a sua esperança nos momentos de sofrimentos e angústias?

 

Evangelização – Missão

1)- Quem você está apresentando a Deus em oração para conversão?

2)- Que estratégia você tem usado para compartilhar o evangelho com seus amigos?

Oração

1)- O que você gostaria de pedir a Deus, agora, nesse momento?

2)- Coloque os seus parentes, familiares e a lista das pessoas que você deseja falar sobre Jesus.

Versão para Impressão