Estudo Candeia – Deus garante Vitória

Categories: Candeia,Notícias

Estudo Dirigido para Candeia

 

Deus garante vitória e não ausência de luta

Êxodo 14.15-25

15 Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.

16 Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.

17 Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros.

18 Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.

19 A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

20 entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.

21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram,

22 e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

23 Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar.

24 No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão.

25 Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldades em conduzi-los. E os egípcios gritaram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito”.

 

Encontro – Quebra Gelo:

Você já ganhou algum presente, mas desistiu, pela dificuldade de se apossar dele?

 

Exaltação:

1 Cântico_______________________________________________________

2 Cântico_______________________________________________________

 

 

Edificação

Verdade.

O fato de Moisés ter recebido um plano da parte de Deus, e a promessa da libertação do povo de Israel, não garante ausência de oposição, incompreensões e obstáculos. Não será tarefa fácil deixar o Egito.

A imaturidade espiritual às vezes não permite uma boa compreensão da situação. No entanto, a palavra de Deus em lugar nenhum, e nem neste texto garante isenção de problemas, diante da vida real. Portanto, o líder cristão, e a liderança, precisam se preparar para oposições, incompreensões e obstáculos.

Por isso, antes de começar qualquer projeto, processos, ou caminhada, não se precipite, tenha humildade e maturidade para compreender se tal plano tem a aprovação de Deus. Que seja de começar uma empresa, um relacionamento, realizar um sonho, ou fazer um curso, procure fazer tudo para a glória de Deus.

E não se deixe levar pelos clamores da multidão, pois nem sempre a maioria tem razão.

Discernir entre um manifesto maduro e entre a rebeldia de uma multidão dominada pelo desespero. Não é tarefa fácil. (Como temos visto hoje no Brasil). Tanto aqui, como acolá, as lideranças também, precisam ser questionadas e até confrontadas.

Quando aprendermos discernir o momento, entenderemos que há hora para orar e hora para marchar. Agora é hora de marchar… Seguir em frente… De ser o exemplo de fé. Isso significa não depender das circunstâncias, não olhar para trás; significa não ter medo do inimigo, reconhecer que o Senhor é maior e está conosco… Entrar nas águas do mar é acreditar no Deus que nos dirige, que faz sinais e maravilhas nos céus e na terra.

Portanto, enfrente os seus medos, confie na graça de Deus e siga em frente… “o Senhor fará maravilhas no meio de vós…” Deus nos garante vitória e não isenção de lutas..

-Há alguma consideração que você gostaria de fazer sobre o texto?

 

Capacitação.

1.De que os Israelitas estavam com medo?

2.Por que Deus repreendeu e rejeitou a oração de Moisés?

3.Quem era e por que o anjo do Senhor saiu da frente e foi para trás do povo?

 

Prestação de contas.

1.Quando você está entre dois perigos a quem você recorre? Por quê?

2.Que inimigo você gostaria que Deus enfrentasse para você nesta semana?

3.Você acredita que Deus abriu o mar para salvar os Israelitas e punir os Egípcios ?

 

Missão e evangelismo.

1.Pensando na sua própria história como você demonstraria o poder de Deus a um amigo?

2.Com quem você compartilhará sua aproximação de Deus nesta semana?

 

Oração.

1.Baseado no que estudamos que tipo de oração você gostaria de receber hoje.

2.Louve a Deus por Jesus ter nos dado libertação do pecado e salvação eterna.