Estudo Dirigido para Candeia
Cristo, a pedra viva se multiplicando…
[toggle title=’1 Pedro 2:4-10′ type=’white’]
4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —
5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
6 Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.
7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,
8 e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
10 Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
[/toggle]
Encontro – Quebra Gelo:
Das casas que morou em qual delas você dedicou mais tempo na reforma ou na decoração?
Exaltação:
1 Cântico_______________________________________________________
2 Cântico_______________________________________________________
Edificação
Verdade.
Nas cartas, a igreja é apresentada e comparada com um templo vivo, espiritual, tendo Cristo como a base e a pedra angular, e cada crente como uma pedra desse templo espiritual. A igreja também é comparada com um corpo: Cristo, a cabeça e cada crente, um membro. Essas comparações refletem e enfatizam a comunidade em constante movimento de multiplicação, atuando no mundo.
É na junção da pedra e dos tijolos, que surgem paredes e edifícios; uma parte do corpo é inútil sem as outras, mas ambas se completam. Numa sociedade egoísta, é fácil desenvolver o individualismo, e esquecer a interdependência em relação aos outros cristãos. As consequências do isolamento são lamentáveis, e trazem solidão, enfraquecimento e a perda do DNA de comunidade.
Quando Deus te chamou para realizar a missão dele, Ele também chamou outros para somarem força com você para o cumprimento dessa missão. Juntos, os seus esforços, dons e talentos individuais são potencializados e multiplicados.
Portanto, não se sinta só, busque outros irmãos, una-se a eles em amor para edificar um templo relevante para Deus nesse mundo desunido. Em outras palavras, o nosso relacionamento com Cristo, autentica o nosso trabalho, sucesso, riqueza e conhecimento individual, gerando envolvimento com os crentes e reconciliação das pessoas do mundo com Deus. Lembre-se Cristo é a pedra viva se multiplicando…
-Há alguma consideração que você gostaria de fazer sobre o texto bíblico (1 Pe 2.4-10)?
Capacitação.
- Em que sentido Jesus é a pedra de tropeço?
- Do que Pedro chama os Cristãos nesse texto?
- Como o cristão é descrito no verso 9?
Prestação de contas.
- O que indica que você é propriedade exclusiva de Deus?
- Como a misericórdia de Deus se revela na sua vida?
- Como você sabe que foi transportado das trevas para a maravilhosa luz do senhor?
Missão e evangelismo.
- Como você tem anunciado as virtudes de Cristo às pessoas da sua vivência?
- Quais características são refletidas por você como verdadeiro sacerdote do Senhor?
Oração.
- Peça a Deus perseverança para construir uma vida que mostre Jesus a outras pessoas.
- Há alguém no seu círculo de vivência distante da pedra viva que precisa ser aproximado?