Estudo Candeia – Cristo, a pedra viva se multiplicando…

Categories: Candeia,Notícias

Estudo Dirigido para Candeia

 

Cristo, a pedra viva se multiplicando…

1 Pedro 2:4-10

4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

6 Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,

8 e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

10 Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

 

Encontro – Quebra Gelo:

Das casas que morou em qual delas você dedicou mais tempo na reforma ou na decoração?

 

Exaltação:

 

1 Cântico_______________________________________________________

2 Cântico_______________________________________________________

 

Edificação

 

Verdade.

Nas cartas, a igreja é apresentada e comparada com um templo vivo, espiritual, tendo Cristo como a base e a pedra angular, e cada crente como uma pedra desse templo espiritual. A igreja também é comparada com um corpo: Cristo, a cabeça e cada crente, um membro. Essas comparações refletem e enfatizam a comunidade em constante movimento de multiplicação, atuando no mundo.

É na junção da pedra e dos tijolos, que surgem paredes e edifícios; uma parte do corpo é inútil sem as outras, mas ambas se completam. Numa sociedade egoísta, é fácil desenvolver o individualismo, e esquecer a interdependência em relação aos outros cristãos. As consequências do isolamento são lamentáveis, e trazem solidão, enfraquecimento e a perda do DNA de comunidade.

Quando Deus te chamou para realizar a missão dele, Ele também chamou outros para somarem força com você para o cumprimento dessa missão. Juntos, os seus esforços, dons e talentos individuais são potencializados e multiplicados.

Portanto, não se sinta só, busque outros irmãos, una-se a eles em amor para edificar um templo relevante para Deus nesse mundo desunido. Em outras palavras, o nosso relacionamento com Cristo, autentica o nosso trabalho, sucesso, riqueza e conhecimento individual, gerando envolvimento com os crentes e reconciliação das pessoas do mundo com Deus. Lembre-se Cristo é a pedra viva se multiplicando…

-Há alguma consideração que você gostaria de fazer sobre o texto bíblico (1 Pe 2.4-10)?

 

Capacitação.

 

  1. Em que sentido Jesus é a pedra de tropeço?
  2. Do que Pedro chama os Cristãos nesse texto?
  3. Como o cristão é descrito no verso 9?

 

Prestação de contas.

 

  1. O que indica que você é propriedade exclusiva de Deus?
  2. Como a misericórdia de Deus se revela na sua vida?
  3. Como você sabe que foi transportado das trevas para a maravilhosa luz do senhor?

 

Missão e evangelismo.

 

  1. Como você tem anunciado as virtudes de Cristo às pessoas da sua vivência?
  2. Quais características são refletidas por você como verdadeiro sacerdote do Senhor?

 

Oração.

 

  1. Peça a Deus perseverança para construir uma vida que mostre Jesus a outras pessoas.
  2. Há alguém no seu círculo de vivência distante da pedra viva que precisa ser aproximado?

Versão para impressão