Estudo Candeia – A Matemática de Deus

Categories: Candeia,Notícias

Estudo Dirigido para Candeia

A matemática de Deus

Êxodo 14:15-25

15 Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.

16 Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.

17 Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros.

18 Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.

19 A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

20 entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.

21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram,

22 e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

23 Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar.

24 No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão.

25 Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldades em conduzi-los. E os egípcios gritaram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito”.

Encontro – Quebra Gelo:

Na sua infância qual matéria escolar você mais gostava?
Exaltação:

1 Cântico_______________________________________________________

2 Cântico_______________________________________________________

Edificação

Verdade.

Não há ninguém melhor em matemática do que Deus. Ele criou o universo detalhado e milimetricamente. Em Isaias Ele multiplica “…as forças daquele que não tem nenhum vigor”…;  para vencer uma guerra parou a rotação da terra e o relógio de Acaz. Para provar ao rei Ezequias que ele seria curado de uma enfermidade grave, Ele fez com que a sombra do relógio de Acaz retrocedesse.

Esse texto revela um fato, que empiricamente prova a lógica da matemática de Deus, apesar do ambiente complexo e distante de tudo. Depois de colocar Felipe em “saia justa”, pedindo-o para alimentar a multidão faminta, mesmo sabendo que não era possível, Jesus mandou que todos se sentassem, subtraiu 5 pães e 2 peixinhos de um rapaz; para fazer sanduíches, e os multiplicou de forma incrível, mandou dividir esses sandubas a todos, para suprir a fome de, no mínimo 15 mil pessoas mortas de fome. Que absurdo!?….

Para admiração e assombro de todos, tanto no passado, como no presente, ainda sobraram 12 Cestos cheios de pães, para suprir as dispensas das instituições sociais da época.

Assim, Jesus desafia os crentes, a ser evidência do grande amor de Deus, num mundo que dificulta a subsistência e uma vida digna. Mas indica que a subsistência é garantida no pouco de cada um que é repartido entre muitos e que a dignidade nasce do serviço de cada um que organiza a sociedade para o bem de todos. Nesse ambiente não há espaço para o acúmulo de bens e nem para o egoísmo. Aprenda a subtrair, a multiplicar e a dividir, e a soma dessas operações trará resultados surpreendentes para nossas vidas e glórias a Deus.

-Há alguma consideração que você gostaria de fazer sobre o texto?
Capacitação.

1.O que levou Jesus a multiplicar os pães?

2.Por que Jesus precisou dos 5 pães e dos 2 peixinhos daquele rapaz?

3.Como explicar o fato de ter mais comida depois da refeição do que antes?
Prestação de contas.

1.Deus já multiplicou alguma coisa em sua vida – físico ou espiritual?

2.O que você precisa subtrair na sua vida para multiplicar sua fé em Deus?

3.De que você está disposto a se desfazer para suprir a necessidade de outros?
Missão e evangelismo.

  1. O que a multiplicação dos pães gerou nos discípulos e na multidão?

2.Como você se comporta diante das carências, como Filipe e Andre ou como Jesus?
Oração.

1.Baseado no que estudamos que pedido você gostaria de fazer a Deus hoje?

2.Ore pedindo coragem para usar a matemática de Deus diante das demandas da vida?

versão para impressão