Estudo Dirigido para Candeia
A matemática de Deus
[toggle type=’white’ title=’Êxodo 14:15-25′]
15 Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.
16 Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.
17 Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros.
18 Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.
19 A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,
20 entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.
21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram,
22 e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.
23 Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar.
24 No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão.
25 Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldades em conduzi-los. E os egípcios gritaram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito”.
[/toggle]
Encontro – Quebra Gelo:
Na sua infância qual matéria escolar você mais gostava?
Exaltação:
1 Cântico_______________________________________________________
2 Cântico_______________________________________________________
Edificação
Verdade.
Não há ninguém melhor em matemática do que Deus. Ele criou o universo detalhado e milimetricamente. Em Isaias Ele multiplica “…as forças daquele que não tem nenhum vigor”…; para vencer uma guerra parou a rotação da terra e o relógio de Acaz. Para provar ao rei Ezequias que ele seria curado de uma enfermidade grave, Ele fez com que a sombra do relógio de Acaz retrocedesse.
Esse texto revela um fato, que empiricamente prova a lógica da matemática de Deus, apesar do ambiente complexo e distante de tudo. Depois de colocar Felipe em “saia justa”, pedindo-o para alimentar a multidão faminta, mesmo sabendo que não era possível, Jesus mandou que todos se sentassem, subtraiu 5 pães e 2 peixinhos de um rapaz; para fazer sanduíches, e os multiplicou de forma incrível, mandou dividir esses sandubas a todos, para suprir a fome de, no mínimo 15 mil pessoas mortas de fome. Que absurdo!?….
Para admiração e assombro de todos, tanto no passado, como no presente, ainda sobraram 12 Cestos cheios de pães, para suprir as dispensas das instituições sociais da época.
Assim, Jesus desafia os crentes, a ser evidência do grande amor de Deus, num mundo que dificulta a subsistência e uma vida digna. Mas indica que a subsistência é garantida no pouco de cada um que é repartido entre muitos e que a dignidade nasce do serviço de cada um que organiza a sociedade para o bem de todos. Nesse ambiente não há espaço para o acúmulo de bens e nem para o egoísmo. Aprenda a subtrair, a multiplicar e a dividir, e a soma dessas operações trará resultados surpreendentes para nossas vidas e glórias a Deus.
-Há alguma consideração que você gostaria de fazer sobre o texto?
Capacitação.
1.O que levou Jesus a multiplicar os pães?
2.Por que Jesus precisou dos 5 pães e dos 2 peixinhos daquele rapaz?
3.Como explicar o fato de ter mais comida depois da refeição do que antes?
Prestação de contas.
1.Deus já multiplicou alguma coisa em sua vida – físico ou espiritual?
2.O que você precisa subtrair na sua vida para multiplicar sua fé em Deus?
3.De que você está disposto a se desfazer para suprir a necessidade de outros?
Missão e evangelismo.
- O que a multiplicação dos pães gerou nos discípulos e na multidão?
2.Como você se comporta diante das carências, como Filipe e Andre ou como Jesus?
Oração.
1.Baseado no que estudamos que pedido você gostaria de fazer a Deus hoje?
2.Ore pedindo coragem para usar a matemática de Deus diante das demandas da vida?